Conar Notícias

Seu portal de informação sobre o mundo empresarial.

Atenção Contribuintes! É hora da declaração do Imposto de Renda.

Veja as 6 principais novidades para a Declaração do Imposto de Renda para o ano de 2023.

Atualização e novo cronograma da declaração do imposto de renda para 2023: conheça as 6 novidades

Chegou o momento tão esperado do ano: a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023. E para quem está se preparando para acertar as contas com o Leão, é importante estar por dentro das novidades que estão sendo implementadas. Por isso, separamos as 6 principais mudanças na declaração do Imposto de Renda para 2023:

1. Novo cronograma para a entrega das declarações

O período para a entrega das declarações começa no dia 15/03 e vai até o dia 31/05, sendo que a declaração pré-preenchida estará disponível desde o primeiro dia em todas as formas de entrega. É importante estar atento aos prazos para não correr o risco de cair na malha fina.

2. Dispensa de entrega para quem operou em bolsa de valores

A obrigatoriedade de entrega da declaração do IRPF foi dispensada para quem operou em bolsa de valores em casos onde não houve realização de alienação, desde que a soma tenha sido superior a R$40 mil e com apuração dos ganhos líquidos sujeitas à incidência do Imposto.

3. Lotes de restituição

O pagamento do primeiro lote de restituição será realizado no dia 31/05. Quem utilizar a pré-preenchida ou optar por receber a restituição por PIX terá prioridade.

4. Pré-preenchida

A declaração pré-preenchida permite que o contribuinte recupere informações sobre compra de imóveis, doações efetuadas, criptoativos, saldos bancários e de fundos de investimento. Além disso, foi implementada uma autorização de acesso facilitada, permitindo que outra pessoa faça a declaração utilizando a pré-preenchida.

5. Novo padrão visual do extrato da Dirpf

O extrato da Dirpf, ou seja, o Meu Imposto de Renda, ganhou um novo padrão visual, facilitando a compreensão das informações.

6. Transparência

Foi criado um painel que apresenta o número de declarações recepcionadas nacionalmente, por UF e por município, aumentando a transparência do processo.

Essas são as principais mudanças que devem ser consideradas pelos contribuintes na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda em 2023. É importante estar atento aos prazos e aproveitar as novidades que podem tornar o processo mais simples e transparente.

Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe com outras pessoas que também possam se beneficiar dessas informações e siga a Conar aqui no Instagram para ficar por dentro de outras novidades e dicas relacionadas ao mundo empresarial.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Outras publicações